terça-feira, 20 de março de 2012

TERREMOTO NO MÉXICO








México, 20 mar (EFE).- O Serviço Sismológico do México informou que o terremoto que atingiu nesta terça-feira o sul do país foi de 7,8 graus na escala Richter, após revisar para baixo a magnitude preliminar que tinha divulgado nas últimas horas.
O "reporte oficial do sismo principal" registrado nesta terça-feira indica que o movimento telúrico foi de 7,8 graus e o epicentro situou-se a 29 quilômetros ao sul de Ometepec, no estado de Guerrero.
Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou magnitude de 7,4 graus no terremoto principal do México.
Desde o tremor, ocorrido às 12h03 locais (15h03 de Brasília), as autoridades sismológicas do México divulgaram diversos dados preliminares sobre a magnitude do tremor, que chegou a um máximo de 7,94 graus, com situações de epicentro ligeiramente distintas.
Em mensagem no microblog Twitter, o Serviço Sismológico esclareceu que os números preliminares de magnitude eram gerados automaticamente e não eram revisados por um analista; portanto, não tinham caráter oficial.

CIDADE DO MÉXICO — Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter atingiu por volta do meio-dia desta terça-feira (horário local) o Sudoeste do México. No estado de Guerrero, onde foi localizado o epicentro, o tremor deixou mais de 560 casas danificadas e algumas colapsadas. Pelo menos sete pessoas ficaram feridas — duas na capital e cinco no estado de Oaxaca.
O epicentro do tremor foi 30Km ao sul da cidade de Ometepec, a 18 quilômetros de profundidade. A magnitude, antes estimada em 7,9 pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi depois revisada para 7,4. Pelo menos sete réplicas foram sentidas após o primeiro tremor.
O terremoto foi sentido com força na Cidade do México, a cerca de 320Km do epicentro. Pessoas deixaram em pânico prédios e casas, e o serviço de telefonia móvel chegou a ser interrompido. Houve reflexos significativos do tremor em Acapulco e até na Guatemala.
— Nunca tinha sentido um terremoto tão forte, achei que o prédio estava caindo — contou Sebástian Herrera, de 42 anos, que trabalha na capital mexicana.
No Twitter, o presidente do México, Felipe Calderón, afirmou que não havia danos graves registrados. Também pela rede social, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, disse que não viu danos durante um sobrevoo de helicóptero.
De acordo com ele, o sistema de abastecimento de água e outros “serviços estratégicos” não enfrentam problemas. Também não foram registrados incidentes em Oaxaca, perto do local do epicentro do tremor, de acordo com televisões locais.
Em reação ao sismo, ações de construtoras e de empresas de material de construção chegaram a subir, graças à expectativa do mercado de maior demanda para reconstrução de edifícios.
Filha de Obama estava na região do tremor
Malia Obama, filha mais velha do presidente americano, estava no México no momento do tremor, mas, segundo a Casa Branca, saiu ilesa.
A adolescente, de 13 anos, passa férias com um grupo escolar em Oaxaca, no Sudoeste de México.

Nenhum comentário: