sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Falecimento da esposa do escritor Adrino Aragão



Falecimento da esposa do escritor Adrino Aragão



por

Flávio Araujo Lima Bittencourt


Portal Entretextos

Brasília - Morreu serenamente, aos 85 anos, anteontem (22.2.2012), a Sra. Maria da Glória Izel de Freitas, em razão de complicações cardíacas. Radicada com sua família em Brasília, morava na S. Q. N. 111, na Asa Norte, e estava dormindo quando faleceu. Nascida em Manaus, era casada com o escritor, também manauara, Dr. Adrino Aragão de Freitas. Dª Maria da Glória trabalhou, em sua juventude, enquanto ainda era solteira, na área de Enfermagem.

Adrino Aragão - a quem transmitimos, neste momento, sentidas condolências - é advogado, escritor, bancário aposentado, crítico literário [com textos publicados no Caderno B, do então editado em meio impresso Jornal do Brasil, e em revistas literárias, diversas, coletâneas de contos etc.], ex-jornalista [foi redator da Revista do Desed e do BIP (Boletim de Informação ao Pessoal), ambos veículos corporativos, de grande tiragem, do Banco do Brasil S. A., instituição de crédito da qual Adrino Aragão é funcionário aposentado], conferencista e ensaísta. Recentemente o Prof. Dr. Joaquim Branco defendeu - junto à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - uma tese de pós-doutorado em Teoria Literária sobre a obra de Aragão, depois vinda a lume na forma de livro [http://acritica.uol.com.br/vida/Estudo-cientifico-amazonense-Adrino-Aragao_0_526747495.html].

Na relação de obras literárias de Adrino Aragão, entre novelas, coletâneas de contos e minicontos [*], consta um livro infanto-juvenil denominado A verdadeira festa no céu (publicado em 1991), cujas ilustrações ficaram a cargo de um continuador da obra de Nássara: Zeluca, que foi colega de Aragão no Banco do Brasil (Setor de Multimeios do Desed), autor do livro de quadrinhos-sem-palavras Eus.

O corpo de Maria da Glória Izel de Freitas foi velado ontem no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília, e será hoje cremado em Valparaíso (Goiás), no início da tarde.

Quando Adrino e Maria da Glória se conheceram, em Manaus, o escritor era funcionário de carreira do Banco do Brasil. O casal tem dois filhos e três netos (possivelmente influenciada pela vigorosa produção textual, em periódicos nacionais, de seu avô Adrino Aragão, uma das netas de Adrino e Maria da Glória diplomou-se em Jornalismo). Com 85 anos de idade, Dª Glória, como era chamada, sofreu, infelizmente, em seus últimos anos de vida, perda de memória.


Os amigos do casal ficaram entristecidos com a notícia do falecimento da esposa de Adrino Aragão, veneranda senhora da sociedade amazonense que, antes ter sido vitimada pelo Mal de Alzheimer, afetuosa e requintadamente sabia, com seu amado marido, receber parentes, amigos e todos aqueles que muito a estimavam.

Flávio Araujo Lima Bittencourt

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Jorge Tufic e Izabel lamentam a perda de Maria da Glória, ex-esposa do nosso querido amigo
Adrino Aragão, dos quais éramos vizinhos em Manaus. E amigos durante a vida inteira. Acompanhamos
a dor e o sofrimento de ambos, sofremos com eles. Que Deus a tenha.
Jorge e Izabel