sexta-feira, 24 de junho de 2011

Prenderam James “Whithey” Bulger, o gangster que inspirou Scorsese





Um dos criminosos mais procurados e famosos dos Estados Unidos, James Bulger, conhecido como “Whithey”, foi preso na Califórnia, aos 81 anos.


Bulger era procurado há quase 17 anos, depois de ter deixado Boston, na costa leste dos EUA, zona onde actuava. Estava nessa altura para ser preso por agentes federais devido a cerca de 20 assassinatos, extorsão, tráfico de drogas e outros crimes cometidos entre o início dos anos 1970 e meados da década de 1980.

Controlava um grupo (gang) de crime organizado, foi objecto de vários livros e inspirou o filme The Departed (2006), de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio, Matt Damon e Jack Nicholson. Estava na lista dos dez fugitivos mais procurados pelo FBI, que oferecia uma compensação de dois milhões de dólares (cerca de 1,4 milhões de euros) pela sua captura.

James Bulger foi detido ontem à noite pelo FBI num vulgar edifício de apartamentos em Santa Mónica, uma praia a cerca de 20 quilómetros do centro de Los Angeles, “sem incidentes”, segundo as fontes não identificadas que deram a notícia em primeira mão ao diário Los Angeles Times e que requereram anonimato por não estarem autorizadas a falar sobre o assunto.

Segundo as autoridades, quando fugiu de Boston, Bulger tinha sabido que estaria para ser preso por um agente do FBI que era seu informador, John Connolly Jr., e que entretanto foi condenado por extorsão em 2002, por proteger Bulger e outro conhecido criminoso.

Numa conferência de imprensa dada já hoje de manhã em Boston conjuntamente por várias forças policiais dos EUA, as várias autoridades envolvidas elogiaram a sua próprias “persistência e tenacidade”, e atribuíram a captura de Bulger aos vários anúncios que fizeram e permitiram chegar até ele.

O FBI tinha lançado recentemente uma campanha na comunicação social de 14 cidades de todo o país, que não incluíam Los Angeles, onde Bulger tinha sido identificado ou onde tinha laços anteriores. A polícia estava convencida de que Bulger teria passado os últimos anos a viajar na companhia de Catherine Elizabeth Greig, 60 anos, com quem vivia e que foi presa com ele. Era uma mulher de estatura pequena, que tivera como profissão a higiene dentária, e que se habituara a mudar a cor do cabelo, relata a agência Reuters.

A campanha do FBI dirigia-se sobretudo a mulheres na casa dos 60 anos, o grupo etário de Greig, na esperança de obter pistas. A informação que levou à detenção chegou na terça-feira à noite, e ontem à tarde a brigada de fugitivos do FBI de Los Angeles começou a vigilância, assistida pela Polícia da cidade, após ter detectado duas pessoas que pensou serem Bulger e Greig. Foi montado um estratagema (não divulgado) através do qual foram atraídos para fora do seu apartamento, sendo presos após a polícia se assegurar da sua identidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Rogel!

Ser preso aos 81 anos, não seria a prisão eterna?

Francamente! Os incompetentes que não conseguiram prendê-lo durante todo esse tempo, deveriam ficar de castigo.

Abraços

Mirze

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

CERTAMENTE