terça-feira, 28 de junho de 2011

A PIOR SECA EM 60 ANOS


GENEBRA - A pior seca em 60 anos no Chifre da África, no Nordeste do continente, causa uma grave crise alimentar e piora os índices de desnutrição, disse a ONU nesta terça-feira. Mais de 10 milhões de pessoas já estão sendo afetadas no Djibouti, Etiópia, Quênia, Somália e Uganda, e a situação vem se agravando, afirmou a entidade.

Um mapa produzido pela ONU para ilustrar a segurança alimentar no leste do Chifre da África mostra grandes áreas no centro do Quênia e da Somália na categoria de "emergência", apenas uma fase antes daquilo que as Nações Unidas classificam como catástrofe/fome generalizada.

- Duas temporadas chuvosas ruins consecutivas resultaram em um dos anos mais secos desde 1950/51 em muitas zonas pastorais - disse a jornalistas Elisabeth Byrs, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU. - Não há probabilidade de melhora (da situação) até 2012.

Os preços dos alimentos subiram substancialmente na região, piorando a situação de muitas famílias pobres da região, disse ela.

A desnutrição infantil nas áreas mais afetadas supera 30%, o dobro do limite mínimo da emergência, e deve subir ainda mais, segundo Elisabeth. De acordo com a ONU, a mortalidade infantil também cresceu, mas não foram apresentadas cifras.

Na Somália, a seca é agravada por conflitos armados, criando uma onda de 20 mil refugiados na direção do Quênia nas últimas duas semanas, segundo informou a agência da ONU para refugiados na sexta-feira.

Nenhum comentário: