quarta-feira, 18 de maio de 2011

Chile: Restos mortais de Allende exumados na 2.ª feira


Publicado em 18 de Maio de 2011

Corpo de Salvador Allende será exumado mais uma vez
Jorge Seadi

Acatando pedido da filha Isabel Allende, o juiz Mário Carroza ordenou a exumação dos restos mortais do ex-presidente do Chile, Salvador Allende, morto durante o golpe militar de Augusto Pinochet, em 1973. De acordo com um porta-voz do Ministério da Justiça, a exumação deverá ocorrer na segunda quinzena de maio. A advogada da família Allende, Pamela Pereira, disse que “isso vai permitir esclarecer definitivamente importantes aspectos de acontecimentos muito graves da história chilena”.

A exumação servirá para definir as causas da morte de Allende, na época definida como suicidio durante bombardeio ao Palácio de La Moneda, sede do governo federal na cidade de Santiago do Chile. Depois da exumação, o corpo de Allende será examinado pelo Serviço de Médico Legal para tentar estabelecer o que provocou a morte do presidente que foi deposto.

Salvador Allende foi submetido a uma autópsia logo depois do bombardeio ao Palácio de La Moneda, em 11 de setembro de 1973. Na época, autoridades disseram que Allende teria se suicidado de acordo com o testemunho de um médico que viu o corpo. A morte de Allende nunca foi investigada pelas autoridades judiciais do Chile.

Com informações do Terra



Uma equipa de peritos chilenos e de outras nacionalidades assistirá na segunda-feira à exumação dos restos mortais do ex-presidente do Chile Salvador Allende (1970-1973), informaram hoje fontes oficiais, noticia a Efe.

Peritos do Serviço Médico-legal (SML) farão a diligência ordenada pelo juiz Mário Carroza, para determinar a causa da morte do ex-governante socialista.

Salvador Allende morreu em 11 de setembro de 1973, durante o golpe militar dirigido por Augusto Pinochet, sendo até agora o suicídio a versão mais aceite da sua morte, corroborada inclusive por testemunhos.

Nenhum comentário: