domingo, 8 de maio de 2011

Abbottabad Sweet '


Jeremy Bernstein

Aqeel Alves / Foto AP

http://www.nybooks.com/blogs/nyrblog/2011/may/06/our-strange-dance-pakistan/

NA FOTO Crianças com vista sobre o composto de Osama bin Laden em Abbottabad, Paquistão, 03 de maio de 2011



Algum tempo antes, ele deixou a cidade que ele fundou em 1853 e onde, um século e meio depois, Osama bin Laden foi descoberto escondido em uma mansão de concreto
O Major James Abbott escreveu o seguinte tributo, que tem sido chamado de o pior poema já escrito:

Lembro-me do dia em que eu cheguei aqui
E cheirei o ar doce Abbottabad


As árvores e solo coberto com neve
Deu-nos de facto um espectáculo brilhante


Para mim, o lugar parecia um sonho
E agora corria um rio solitário


O vento assobiava como se acolhendo-nos
O pinheiro balançava a criação de um monte


E o cuco cantou pequena distância
Uma música muito melodiosa e alegre


Eu adorei o lugar desde a primeira vista
E foi feliz que a minha vinda aqui


E oito anos passou boa aqui muito em breve
E deixamos vocês talvez em um meio-dia ensolarado


Oh Abbottabad estamos deixando agora
Para a sua beleza natural que eu me curvo


Talvez o som de ventos nunca vai chegar a minha orelha
Meu presente para você é algumas lágrimas tristes


Eu me despeço com o coração pesado
Nunca da minha mente vai frustrar suas memórias

Situada no Vale do Orash e rodeado pelos montes Sarban, Abbottabad é de cerca de 4.000 metros acima do nível do mar. Hoje, é praticamente um subúrbio de Islamabad, capital paquistanesa, algumas 35 milhas de distância, mas durante o tempo da Abbott, tornou-se uma estação de montanha popular para os britânicos, tentando fugir do calor das planícies. Em grande parte do que é hoje o Paquistão Verão as temperaturas chegam a ser bem mais de cem, enquanto em Abbottabad, além do mês de junho, as temperaturas raramente ultrapassam os anos oitenta, durante o dia e cair para os anos sessenta à noite.

Nenhum comentário: