sábado, 6 de novembro de 2010

Falece Ildásio Tavares




Falece Ildásio Tavares

Sonetos para Simone

(VI)

Quando eu morrer e reverter ao chão,

não profiram discursos nem louvores
se acaso tive glória ou tive amores,
não sepultem o passado em meu caixão.
Não quero missa, prece ou oração;

nem sufoquem meu corpo sobre flores;
não levem ao cemitério pranto ou dores,
quer seja de saudade ou de paixão.
Recitem versos, cantem melodia

não fui senão poeta em minha vida,
girando dentro em mim qual caracol
Terei mais luz no derradeiro dia,

um cruel esplendor na despedida
poesia enchendo o túmulo de sol.

Ildásio Tavares

Vítima de AVC (Acidente Vascular Cerebral) faleceu dia 31 de outubro Ildásio Tavares (nascido em Ubaitaba, atual cidade de Gongoji/BA, em25/01/1940), irmão da fotógrafa e poeta Ednalva Tavares e cunhado de José Louzeiro. Além de poeta, jornalista e compositor, tendo mais de 40 músicas gravadas por Vinícius de Moraes, Maria Bethânia, Alcione, Toquinho, Nelson Gonçalves e Maria Creuza, Ildásio Tavares também era professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em Salvador, formou-se em Direito e em Letras na UFBA, tendo feito o Mestrado na Southern Illinois University, doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Durante muito tempo, Ildásio Tavares foi tradutor e professor de inglês, ofício do qual surgiu o seu livro "A Arte de Traduzir". O escritor deixa seis filhos e uma vasta obra literária que começou a ser publicada em 1968, com o livro "Somente um Canto".

O poeta Ildásio Tavares morreu Às 17h deste domingo (31/10), aos 70 anos. Destacado poeta e escritor, Tavares foi base para a personagem do escritor Jorge Amado, Ildásio Taveira, o poeta de "Tenda dos Milagres".

Tavares estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador, desde o último dia 27, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Natural da Fazenda São Carlos, hoje cidade de Gongigi (Bahia). Ildásio publicou 42 livros, sendo 15 de poesia. Ele também andou pelo terreno da música popular, com canções (sempre em parceria) gravadas por nomes como Maria Bethânia, Alcione, Vinícius e Toquinho e Nelson Gonçalves. Escreveu a ópera afro-brasileira “Lídia d’Oxum”, com música de Lindembergue Cardoso. Conhecido por seu humor fino e mordaz, o poeta deixa saudades.



Nenhum comentário: