sábado, 4 de setembro de 2010

DHAMMAPADA



DHAMMAPADA (I) - Trad. Thanissaro Bhikkhu/Rogel Samuel


1-2 *:
Fenômenos são precedidos pelo coração,
regidos pelo coração,
feitos do coração.
Se você fala ou age
com um coração corrompido,
o sofrimento então o segue
como a roda do carro
o rasto do boi
isso puxa aquilo.


Fenômenos são precedidos pelo coração,
regidos pelo coração,
feitos do coração.
Se você fala ou age
com a calma, coração luminoso,
então a felicidade o segue,
como a sombra
que nunca o deixa.


3-6:
' Ele me insultou,
me bateu,
me agrediu,
me roubou'
para quem esses pensamentos alimenta
a hostilidade não é acalmada.

' Ele me insultou,
me bateu,
me agrediu,
me roubou'
para quem não pensa assim,
a hostilidade é acalmada.
Não são acalmadas hostilidades
por hostilidades,
indiferentemente.
São acalmadas hostilidades
por não-hostilidades:
isto é uma verdade sem fim.

Ao contrário os que percebem
que estamos aqui à beira
de perecer,
esses nada fazem
e suas disputas são pacificadas.

Nenhum comentário: