sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brizola Neto


A Grécia está disposta a vender ou a oferecer em regime de comodato por longo prazo algumas de suas 6 mil ilhas para poder pagar sua enorme dívida, informa hoje o jornal “The Guardian”.
Segundo o jornal britânico, uma área da ilha de Mykonos, um dos principais destinos turísticos do país, está em venda.
Um terço da área pertence ao Estado, que procura um comprador para injetar capital e desenvolver um complexo turístico, diz a publicação, que cita uma fonte próxima às negociações.
Investidores russos e chineses estariam interessados em propriedades da ilha de Rodas, pensando o local como futuro destino no Meditarrâneo para as povoações cada vez mais opulentas desses países.
Entre os supostos interessados está o magnata Roman Abramovich, o multimilionário proprietário do clube de futebol inglês Chelsea.
Segundo o portal de internet Private Islands, a ilha de Nafsika, no Jônico, está em venda por 15 milhões de euros.
Outras, no entanto, são vendidas por 2 milhões de euros, menos do que custa uma casa elegante em bairros londrinos de Chelsea ou Mayfair, diz o jornal.
“É algo que me entristece, vender ilhas ou áreas que pertencem ao povo grego deveria ser o último recurso”, explica Makis Perdikaris, diretor de Greek Island Properties.
Mas acrescenta o empresário, “a primeira missão é desenvolver a economia e atrair investimentos estrangeiros e internos para criar infraestrutura necessária. O importante é obter financiamento”.

É…A gente fala que as policas neoliberais vendem o Estado, mas eu acho que nunca tinha ouvido falar em venderem, literalmente, o território do país. Mas, procurando uma foto, acabei achando esta aí, na revista novaiorquina Vanity Fair, com várias ofertas para magnatas e um conselho: “pode ser o momento de comprar estas ilhas priveé”.


Brizola Neto

Nenhum comentário: