sábado, 28 de novembro de 2009

A cidade de Manaus













A cidade de Manaus


Rogel Samuel


Outro dia comentei: os historiadores amazonenses atuais ignoram a história da República em Manaus. Não conhecem senão o que ouviram falar.

Sobre Eduardo Ribeiro, parece que ninguém lá leu o livro "Contra a calúnia", do
próprio Eduardo Ribeiro, que é uma coletânea de artigos. Só há um único exemplar na
Biblioteca Nacional. O livro está em estado precário, desintegrando-se, e eu o li para escrever o meu romance "Teatro Amazonas".

Também ninguém leu "A verdade sobre o caso do Amazonas", de Fileto Pires Ferreira. Somente Agnello Bittencourt e Mario Ypiranga Monteiro falam sobre este livro importantíssimo para a História do Amazonas.

Ninguém leu os artigos que foram escritos contra Eduardo Ribeiro no Rio. Ninguém pesquisou nada.

Infelizmente é assim.

Um comentário:

blogdorocha disse...

Professor, sou amazonense e apaixonado pela minha terra, gostaria que o senhor me enviasse informações, sobre a suposta morte de Eduardo Ribeiro. Quais eram seus inimigos diretos, por favor mande-me resposta.