terça-feira, 27 de outubro de 2009

A vitória rápida













A vitória rápida


Rogel Samuel




"Na guerra, preze pela vitória rápida e evite as operações prolongadas" - Sun Tzu, "A arte da guerra".


O que será isso? Talvez uma longa preparação, para um ataque relâmpago. Uma guerra longa desgasta, enfraquece o espírito. A vida é uma guerra? Não creio. A rapidez da Internet, contra a lentidão do processo editorial.

Sun Tzu viveu no século IV a.C. Não se diz que os orientais são pacientes? Como Sun Tzu recomenda uma vitória rápida? O que é uma vitória rápida? Se a vitória custar a chegar as armas se desgastarão, a tropa se cansará. Aí é a derrota.

Está pensando no Afeganistão?

"Nenhum Estado aguentará uma guerra prolongada", diz seu livro milenar. Como não pensar nos Estados Unidos?

Mas será uma guerra, isso que hoje existe? Ou um comércio de armas?

Tudo é um mistério.



2 comentários:

Amar sem sofrer na Adolescência disse...

Rogel Samuel, estive aqui para me deliciar com os seus posts tão inteligentes e encantadores e também para deixar um convite: Novembro é o primeiro aniversário do Manual e durante todo o mês publicarei textos de outros autores. Ficaria muito honrada se pudesse contar com a sua participação. Você foi um dos meus primeiros seguidores e eu me senti muito feliz e orgulhosa com sua presença em um blog que ensaiava os seus primeiros passos. Você pode enviar um texto que já tenha sido publicado, mas que represente bem a essência do seu blog. Posso contar com sua participação? De qualquer forma deixo aqui o meu sincero agradecimento.
Abraços.

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

claro, amiga Stella, claro, beijos