segunda-feira, 22 de junho de 2009

Curiosidade: primeiro texto de R. Samuel publicado



"O jornal", Manaus, 9 de novembro de 1958, aos 15 anos de idade.


TUA RESPOSTA

(corrigido em 22 de junho de 2009)

Rogel Samuel

(Do Grêmio Gregório de Matos)

Se responderes SIM, todo o vigor e toda doçura desta palavra se coloriu de uma coruscante
tradução. É a interpretação da felicidade, interpretação do amor. A vida tão cruelmente
castigada quando na plenitude de suas dores se descambará, libélula inquieta, num raio
policromado, coagulado, como se a noite se liquidificasse e tombasse, encachoeirada, com
todas as suas culminâncias, de sua luminosidade, com toda glorificação de suas estrelas!
Sim, completamente plena, a minha felicidade se resume na palavra!
Sim, este SIM será o convivente único do meu júbilo, onde brilham os sentimentos humanos,
longe dos canhões da noite, e onde nossa humanidade na sua satisfação se embebeda das carícias perfumadas e das delícias estonteantes reais, tão reais como a fluorescência do dia sobre a suavidade da noite que lentamente vai revestindo e enlutando as montanhas.
Mas se responderes NÃO a tua palavra vai penetrar-me pelos poros e aniquilar o meu amor,
e eu me tornarei surdo como os peixes solitários abandonados no fundo dos poços, eternamente sós.
(Ilegível) Não, e está tudo consumado. É a voz estéril das paredes.
Por isso, creia, um não seria mortal.






4 comentários:

Robson Ribeiro disse...

Olá Rogel!

Interessante você publicar esse texto no blog. Sempre tenho curiosidade em saber como os autores deram seus primeiros passos. Obrigado.
Grande Abraço!

Márcia Sanchez Luz disse...

Rogel, que delícia de prosa poética!
Fiquei lendo a versão atual e a original, indo cá e lá, como que a tentar decifrar o que está ilegível...

Obrigada pela partilha de tão lindo texto!

Beijos

Márcia

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Amigo Robson Ribeiro, essa é uma curiosidade, um texto de adolescente... mas revela algo que não mais existe: naquela época qualquer menino publicava um texto nos jornais...

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Amiga Márcia, você gostou! Mas eu andei modificando o original, como você viu. Um amigo leitor implicou com o "liquidificando"... Disse que lembrava "liquidificador", e eu me lembrei das vitaminadas de frutas feitas pela minha mãe...
Beijos, Rogel